In Beleza on
28 de setembro de 2017

Rotina de cuidados com a pele

Não foi sempre que eu soube como cuidar da minha pele, mas desde que descobri como fazer isso de maneira simples e com poucos produtos e práticas, criei minha rotina de cuidados e ela melhorou 100%.

No início dei lá minhas mancadas, mas a diferença que fazia um cuidado ou outro depois de um tempo sem seguir a rotina direitinho era gritante. Passei então a prestar atenção no que me ajudava de fato a cumprir com os cuidados sem esquecimento e sem esforço, e resolvi compartilhar aqui. Vamo lá? 🙂

  • Praticidade em primeiro lugar: Pra eu conseguir manter o hábito, a coisa tinha que ser muito prática. Poucos produtos, usados de uma maneira fácil e natural pra mim. O necessário pra cumprir o que deve ser feito e pronto.
  • Cuidar da pele ao acordar e antes de dormir: Saber que tenho que fazer isso nesses dois momentos do dia faz com que entre no checklist de afazeres do dia (como escovar os dentes, tomar banho, ou qualquer outro hábito diário). Estabelecer a tarefa e quando ela deve ser feita facilitou muito o processo.
  • Limpar a pele antes e depois da maquiagem SEMPRE: Dormir com maquiagem faz muito mal pra pele e é um mal que consegui cortar faz tempo. Tendo isso em mente, acaba que um hábito vai reforçando o outro e a gente se acostuma com mais facilidade.
  • Deixar os produtos à vista pra não esquecer: Pra mim, um tópico muito importante. Se não vejo, me esqueço de usar, aí acaba com todo o esforço pra dar certo.

Depois de acertado o hábito, encontrar os produtos certos pra minha pele foi fundamental. Com o tempo, fui criando o meu passo a passo que, hoje, é assim:

  1. Ao acordar e antes de dormir, o processo de limpeza e hidratação é o mesmo: No banho, lavo o rosto com sabonete líquido facial. Eu uso o laranjinha da foto, da Neutrogena. Ele tem um precinho ótimo, limpa bem a pele e rende super!
  2. Completo a limpeza com água micelar. Uso a da Loreal e adoro, é outro produto com um ótimo custo-benefício. Minha pele é muito, muito sensível. Já usei um tônico adstringente antes, mas sinto que a Água Micelar agride muito menos e cumpre bem a função aliada aos outros passos.
  3. Em seguida, hidrato a pele com o hidratante facial da Granado. Gosto muito da textura, da aplicação e do resultado que ele dá. É meio aveludado e fica super gostosinho e confortável no rosto, sem deixar oleosidade mas mantendo o brilho natural da pele. O meu é esse azulzinho da foto, para peles sensíveis.
  4. Durante o dia, antes de sair de casa, o protetor solar entraria depois do hidratante e antes da maquiagem. Confesso que é onde eu peco mais e peco de verdade, tanto que não tá nem na foto. Estamos todos cansados de saber que é o cuidado número 1 que se deve ter, mas desde que o meu chegou ao fim acabei não comprando outro e virou pura enrolação.
    Em minha defesa, ainda não achei um protetor pro rosto levíssimo como gostaria e isso dificulta um pouco. Mas não justifica, né? Shame on me 🙁
  5. À noite, como falei antes, repito o mesmo processo num dia normal. Caso esteja mais maquiada, derreto todo o excesso da make com óleo de coco (tem que ser extravirgem, hein?). Ele funciona como um demaquilante bifásico, só que livre de químicas e sem agredir nadica a pele, super natural 🙂
    Como fica melecado, costumo fazer isso antes de tudo, pra já tirar o excesso no banho. Feito isso, uso o combo sabonete facial + água micelar + hidratante novamente, como pela manhã.
  6. Pros dias de muita preguiça, lencinho demaquilante salva! O que menos agride minha pele é o da Neutrogena, mas sigo em busca de um ainda mais leve (se você tiver uma dica bbb deixa aqui pra miga da pele fresca, please!).
  7. Por útilmo, mas não menos importante: hidratante labial. Nunca deixo de hidratar os lábios. Os meus são danados pra ressecar de uma hora pra outra, então não pode faltar uma manteiga de cacau em cada bolsa ou canto da casa hahaha (mas na hora que preciso sempre some, por isso também não tá na foto).
    De todos os hidratantes labiais que já testei, a manteiga de cacau sempre vence. Antes de dormir, às vezes, alterno também com óleo de coco ou bepantol.
  8. Cuidado extra: Nos fins de semana, ou quando sobra uma folguinha, gosto de fazer uma bela massagem facial com óleo de coco ou uma esfoliação juntando a ele o açúcar e às vezes café, pra complementar. A pele fica uma delícia!

    Na primeira foto, tinha apenas acabado de fazer esse processo de esfoliação + a limpeza e hidratação de sempre. (Na hora de tirar sem querer esbarrei num efeito que meu celular tem de “aveludar” a pele, por isso ela tá com esse blur que parece facetune, mas juro que não é hahaha. Mas oh, o brilho e a maciez são reais oficias! Se pudesse, tatuaria esse glow na face pra sempre hahaha)

É isso. Parece muita coisa mas juro que não tem nenhum mistério, e é exatamente isso que me ajuda a manter.
Claro que esses são os cuidados referentes ao meu tipo de pele, e são produtos que funcionam pra mim, certo? Se você quer cuidar da sua pele de maneira adequada sugiro que procure um(a) dermatologista pra te indicar o que é melhor pra você com segurança.

Tem algum cuidado ou dica mara que costuma usar na sua pele? Me conta! Vou amar testar e incorporar aos meus! 🙂

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Isabella

    adorei as dicas!!! <3

    7 de novembro de 2017 at 22:39 Reply
  • jay gava

    muito bom !!! ótimas dicas

    7 de novembro de 2017 at 16:46 Reply
  • Leave a Reply

    Posts relacionados